Código de Ética

Código de Ética Rev 1 – 31/03/2021 ADM-QSMS

1. APLICABILIDADE DO CÓDIGO


O Código de Conduta Ética (“Código”) aplica-se aos membros da Diretoria Executiva, empregados, estagiários, prestadores de serviço e qualquer pessoa que atue em nome da ROMAGA-SAIKAI.
 

Este Código será periodicamente revisto e atualizado, no mínimo a cada dois anos, sob responsabilidade da Gerência QSMS, cabendo à Diretoria Executiva sua aprovação.
 

A ROMAGA-SAIKAI promoverá, anualmente, o treinamento de seus empregados, prestadores de serviço e gerentes, para disseminar e consolidar os princípios e regras aqui contidos.
 

É perfeitamente possível deparar-se com alguma situação em que as orientações deste Código não sejam suficientes. Nesses casos, avaliando riscos e consequências, uma iniciativa pessoal será acolhida. Nesses casos, entretanto, uma reflexão com base nos quesitos abaixo, deverá ser realizada antes de uma tomada de atitude:


• Minha conduta é compatível com os interesses e os valores da companhia?
• Terei tranquilidade para explicar que agi da maneira correta?
• Minha conduta serve de exemplo para meus colegas de trabalho?
• Estou agindo sem qualquer violação àquilo que está previsto na legislação ou normativos internos em vigor?
• Avaliei todas as informações disponíveis para a tomada de decisão?
• Avaliei os riscos e a decisão a ser tomada é a melhor para a empresa?

 

A resposta positiva para estes quesitos é um forte indicativo de que a atitude a ser tomada está em conformidade e contribui para o fortalecimento do ambiente de integridade da empresa. Respondendo negativamente a pelo menos uma dessas questões, o gerente imediato deverá ser consultado.
 

O descumprimento dos princípios e compromissos aqui expressos poderá acarretar a adoção de medidas disciplinares ou, mesmo, desligamento da empresa.

2. NOSSOS VALORES


Nosso propósito é prover meios e recursos para assegurar a prosperidade de forma ética, segura e competitiva.
Nossos valores devem ser considerados em todas as ações e decisões, visando a busca da realização do propósito:


• Respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente
• Integridade e Transparência
• Geração de Valor e Resultado


RESPEITO À VIDA, ÀS PESSOAS E AO MEIO AMBIENTE


❖ O direito à vida é inviolável e, por isso, a ROMAGA-SAIKAI dá atenção prioritária à saúde e à segurança das pessoas;
❖ A preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável são valores que devem ser observados em todas as ações da empresa em prol das presentes e futuras gerações;
❖ São princípios supremos e indeclináveis da ROMAGA-SAIKAI o bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores sem qualquer forma de preconceito ou de discriminação, a confiança e a solidariedade no relacionamento interpessoal, a pluralidade de pensamento e a justiça nas relações de trabalho.


INTEGRIDADE E TRANSPARÊNCIA


❖ Nossos colaboradores sempre devem agir com integridade em suas relações internas e externas, mantendo sempre coerência plena entre o discurso e a prática;
❖ A transparência deve nortear todas as relações negociais da empresa e deve estar refletida numa comunicação franca e aberta, sem prejuízo da segurança das informações da empresa;
❖ A meritocracia é fundamental para a evolução profissional dos nossos colaboradores, servindo para valorizar aqueles que se comprometem com os seus propósitos e evitar possíveis desequilíbrios na execução das atividades.

GERAÇÃO DE VALOR


❖ A ROMAGA-SAIKAI sempre buscará compor seus quadros com profissionais qualificados e de alto desempenho, assim considerados aqueles que agem com integridade, que contribuem para o crescimento da produtividade e para a redução de custos e que priorizam a inovação;
❖ As estratégias e os negócios da empresa serão orientados a partir da geração de valor como medida mais importante do desempenho empresarial, visando não somente o crescimento sustentável e economicamente responsável, mas também a rentabilidade da ROMAGA-SAIKAI.

❖ A ROMAGA-SAIKAI observará a livre concorrência e jamais compactuará com quaisquer práticas que remetam a cartelização ou a concentração de mercado.


3. NOSSA CONDUTA


A Alta Administração e demais lideranças da ROMAGA-SAIKAI são responsáveis por promover os princípios e os valores estabelecidos neste Código, devendo sempre servir de exemplos para suas equipes, mantendo coerência plena entre o discurso e a prática.
Todos os colaboradores têm o dever de atuar com diligência para agregar valor ao negócio e evitar prejuízos para a Romaga-Saikai, prestando contas dos atos que praticarem, na forma estabelecida nos padrões internos e sempre que lhes for demandado.


CONFIANÇA


A ROMAGA-SAIKAI confia e presume a integridade e a boa-fé de seus colaboradores em suas atividades profissionais, os orienta a cumprir as normas e os padrões e, ao mesmo tempo, reconhece que o conteúdo dos objetivos e dos interesses da empresa devem sempre prevalecer sobre a forma e os interesses individuais;
 

CORAGEM


A ROMAGA-SAIKAI valoriza a determinação e a proatividade de seus colaboradores diante de situações adversas e desafiadoras, os quais devem ser incentivados a dizer o que precisa ser dito e a fazer o que precisa ser feito para alcançar os resultados esperados, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras e fora das rotinas usuais da empresa.


UNIÃO


As equipes de trabalho da ROMAGA-SAIKAI serão formadas com comprometimento, com propósitos alinhados aos objetivos estratégicos da empresa e com capacidade de aplicar as diversas habilidades e aptidões de cada um de seus membros.


COOPERAÇÃO

Nossos colaboradores orientam o exercício de suas atividades a partir da cooperatividade e solidariedade, compartilhando conhecimentos e experiências, de modo a alcançar o sucesso da empresa como um todo.


INOVAÇÃO


A inovação e o espírito inventivo e criativo dos colaboradores serão constantemente incentivados.


MELHORIA CONTÍNUA


Os processos de trabalho permanecem sob constante monitoramento e aperfeiçoamento, principalmente diante da análise de situações concretas às quais estejam eles submetidos.


RESULTADOS


A ROMAGA-SAIKAI estimula a formação de equipes com alto padrão de desempenho e com orientação para metas e medidas voltadas para a geração de valor para seus sócios e, consequentemente, para a sociedade e demais partes interessadas.

REPUTAÇÃO


Os membros da Alta Administração e os colaboradores da ROMAGA-SAIKAI carregam consigo a imagem e a reputação da empresa, dentro e fora dela, seja no mundo real ou no mundo virtual. Por isso, a conduta de membros da Alta Administração ou de quaisquer empregados que atente contra os valores e a reputação da ROMAGA-SAIKAI, caracteriza quebra de decoro profissional e poderá implicar em aplicação de medidas disciplinares, incluindo a rescisão.


TRANSPARÊNCIA


A empresa e seus administradores se comprometem a realizar uma comunicação transparente, verdadeira, facilmente compreensível e acessível a todos os interessados.


4. NOSSOS DEVERES


❖ É dever da ROMAGA-SAIKAI conduzir seus negócios e atividades com responsabilidade social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável
❖ É dever da ROMAGA-SAIKAI preservar e zelar pela segurança e pela saúde de seus colaboradores, tanto no aspecto físico quanto psicológico, inclusive investindo em equipamentos e instalações seguras, aprimorando continuamente seus processos e práticas e alimentando uma cultura de segurança.
❖ É dever da ROMAGA-SAIKAI respeitar, conscientizar, prevenir a violação e promover os direitos humanos em suas atividades e atuar em conformidade com os direitos humanos protegidos por tratados e convenções internacionais.
❖ É dever da ROMAGA-SAIKAI garantir a integridade de todos os seus ativos, sejam eles materiais ou imateriais, incluindo informações, tecnologia desenvolvida ou adquirida, software, hardware, instalações, veículos, equipamentos, materiais, ativos financeiros, direitos de propriedade imaterial, reputação e imagem e créditos. Para tanto, é dever de todos os seus colaboradores utilizar, adequadamente, os ativos da empresa para fins relacionados diretamente às atividades e aos negócios da ROMAGA-SAIKAI, inclusive intervindo ou reportando em caso de identificação de uso impróprio ou evidente desperdício; zelar pelos ativos compartilhados da ROMAGA-SAIKAI, a fim de protegê-los contra perdas e danos.
❖ É dever da ROMAGA-SAIKAI garantir o direito à privacidade de seus colaboradores e do público de interesse, bem como a confidencialidade dos dados pessoais a que tiver acesso, conferindo ampla acessibilidade ao seu respectivo titular e deles fazendo uso apenas para fins apropriados e legalmente permitidos.
❖ É dever de todos os seus colaboradores atuar na proteção das informações que estejam em seu poder ou aquelas obtidas durante reuniões ou tratativas, principalmente as de caráter privilegiado, as quais devem sempre ser tratadas com a segurança adequada, conforme as normas internas aplicáveis.
❖ A ROMAGA-SAIKAI está absolutamente comprometida com a promoção da integridade no ambiente negocial público e privado, atuando em completo respeito à legislação nacional e internacional aplicável.
❖ Nesse sentido, a ROMAGA-SAIKAI repudia toda e qualquer forma de fraude e corrupção, incluindo suborno, lavagem de dinheiro ou negociação com informações privilegiadas, em todos os seus níveis hierárquicos.

 


Distribuição: TODOS os colaboradores ROMAGA-SAIKAI